Quarta-feira, 12 de setembro de 2007
O Super SEO: o Programador, o Analista e o Editor
Gustavo Bacchin (e-mail) é gerente de SEM na Ladbrokes PLC, empresa líder em apostas e jogos no mundo, com presença em mais de 14 países. É sócio e co-fundador da agência Cadastra Search Engines Promotion, primeira agência brasileira dedicada a SEM. Formado em Administração de Empresas pela PUC/RS. Escreve semanalmente sobre SEO em seu blog Daily Search (www.gustavobacchin.com.br).
Estamos recrutando um novo otimizador e após entrevistar 4 candidatos, me dei conta de que o otimizador de hoje em dia é um dos profissionais de internet mais polivalentes que existem, um Super SEO se comparado com os de antigamente.
Sinceramente, na época quando eu ouvi pela primeira vez sobre otimização de sites, precisava-se apenas colocar palavras-chave na keywords meta tag, criar uma doorway (anos atrás eram práticas comuns e o simples conceito de Black Hat nem existia), dizer algumas palavras mágicas e "shazan": Altavista e Yahoo! (Cadê?) começavam a amar você (ok, as palavras mágicas eram apenas minha imaginação).
Mas os tempos são outros e desde quando o Google com seu super-hiper-mega esperto algoritmo entrou no mercado, nossas vidas se tornaram mais excitantes, alguns diriam imprevisíveis. Eu prefiro acreditar que o nosso trabalho agora requer um "pouco" mais de suor, e as vezes, quem sabe, algumas lágrimas.
Bom, minha opinião é de que o Super SEO de hoje precisa dos "poderes" de 3 diferentes super-heróis: o programador, o analista e o editor.
O Programador
O Programador possui não somente conhecimentos, no mínimo intermediários de HTML, mas também CSS, Javascript e se bobear ainda dá uns tapas em Ajax, linguagem muito usada em aplicativos Web 2.0. Precisa também de um mínimo de conhecimento sobre servidores e banco de dados. E um super-poder bônus aqui seria um bom entendimento das práticas de web standards, usabilidade e acessibilidade. Não é querer demais é?
O Analista
O Analista é um curioso por natureza e ama números. Precisa primeiramente ser um expert em planilhas de texto com as quais ele vai organizar e comparar os dados provenientes das diferentes etapas de um processo de otimização. Ele também usa com destreza ferramentas de pesquisa de palavras chave, ferramentas de monitoramento de rankings e é um assíduo analista de tráfego de sites - sabe tudo sobre páginas visitadas, visitas únicas e taxas de conversão. Finalmente, o analista de SEO é um perito no uso de comandos avançados de ferramentas de busca e na compreensão dos seus resultados. Está ficando complicando...
O Editor
O Editor tem a criatividade de um Monteiro Lobato e entende como ninguém a indústria na qual seu website está inserido. Ele conhece o perfil de seu usuário e sabe como escrever sedutoras mensagens no títulos de suas páginas e descriptions tags como também é capaz de criar conteúdo que seja único e atraente para usuários e ferramentas de busca. E se ainda não bastasse, testa diferentes versões de suas landing pages (texto, conteúdo, formatação) com o intuito de aumentar conversões, experimenta com novas tecnologias, tais como distribuição de conteúdo através de RSS, e é familiar com o problema de duplicidade de conteúdo nos resultados de busca.
A combinação desses três super-heróis dá ao nosso Super SEO a base do conhecimento necessário para ser bem sucedido em uma outra área extremamente importante para SEO: link popularity (incremento no número e qualidade de links externos).
Será que esse Super SEO existe? Se alguém o vir voando por aí, gritem para ele que eu tenho vaga por aqui!
Link original: http://www.imasters.com.br/artigo/7037
quarta-feira, 26 de setembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário