terça-feira, 8 de maio de 2007

EQUILÍBRIO

Sendo a paciência a grande virtude a ser adquirida, ao conquistá-la o homem se torna equilibrado, e consequentemente melhor.

O equilíbrio é o resultado da árdua tarefa de se ser paciente com tudo, até com os próprios erros, as próprias limitações.

Equilíbrio é um estado de espírito!

O homem equilibrado comete menos desatinos, sofre menos revezes, alcança mais vitórias duradouras.

Equilíbrio é, antes de mais nada, controle sobre as vaidades próprias e aceitação da vaidade de terceiros.

Não estudei a etmologia da palavra, mas, intuitivamente vejo que um homem de brio tem que ser, necessariamente, equilibrado.

3 comentários:

Anônimo disse...

Paciência é fundamental e irmã gêmea da prudência, pois vivem no mesmo reino. Entretanto, não quer dizer que o paciente se torne um enfermo de hospital. Vejo os dos braços da balança. Um sobe e o outro desce. Ou vice-versa. Pois muito bem! Ficar esperando não dá em nada. Os ousados, os intrépidos e os corajosos arriscam. Podem perder, mas podem recomeçar. Mas podem ganhar! Não vou ganhar na sena. tenho certeza. Não jogo! Arriscar até nas zebras. Rogério

Anônimo disse...

Malabarismo - Brian Dyson (Ex-presidente da Coca-Cola)


"Imaginem a vida como um circo, no qual todos fazem malabarismo com cinco bolas que lançam ao ar. Essas bolas são: o trabalho, a família, a saúde, os amigos e espírito. O trabalho é uma bola de borracha. Se cair, bate no chão e pula para cima. Mas as quatro outras são de vidro. Se caírem no chão, quebrarão e ficarão permanentemente danificadas. Entendam isso e busquem o equilíbrio na vida. Como?

• Não diminuam seu próprio valor, comparando-se com outras pessoas. Somos todos diferentes. Cada um de nós é um ser especial.

• Não fixem seus objetivos com base no que os outros acham importante. Só vocês estão em condições de escolher o que é melhor para vocês próprios. Dêem valor e respeitem as coisas mais queridas aos seus corações. Apeguem-se a elas como a própria vida. Sem elas a vida carece de sentido.

• Não deixem que a vida escorra entre os dedos por viverem no passado ou no futuro. Se viverem um dia de cada vez, viverão todos os dias de suas vidas.

• Não desistam quando ainda são capazes de um esforço a mais. Nada termina até o momento em que se deixa de tentar.

• Não temam admitir que não são perfeitos. Não temam enfrentar riscos. É correndo riscos que aprendemos a ser valentes.

• Não excluam o amor de suas vidas dizendo que não se pode encontrá-lo. A melhor forma de receber amor é dá-lo. A forma mais rápida de ficar sem amor é apegar-se demasiado a si próprio. A melhor forma de manter o amor é dar-lhe asas.

• Não corram tanto pela vida a ponto de esquecerem onde estiveram e para onde vão.

• Não tenham medo de aprender. O conhecimento é leve. É um tesouro que se carrega facilmente.

• Não usem imprudentemente o tempo ou as palavras. Não se podem recuperar. A vida não é uma corrida, mas sim uma viagem que deve ser desfrutada a cada passo. Lembrem-se:
Ontem é historia. Amanhã é mistério e Hoje é uma dádiva.. Por isso se chama "presente".

Se vocês quiserem, passem este e-mail para as pessoas que são importantes para vocês, porque saibam:

"Apeguem-se às coisas que são queridas ao seu coração (entre elas os amigos). Sem elas a vida carece de sentido”.

Unknown disse...

Gostei muito desse texto. Me fez refletir se me encaixo em sua definição: serei eu uma pessoa desequilibrada? Afinal, paciência com certeza ñ faz parte do rol de minhas virtudes.

Talvez vc tenha me ajudado a fazer uma grande descoberta de mim mesma. Talvez tenha se aliado aos meus fantasmas internos.

Diagnosticado o (des)equilíbrio, muitas passagens de minha vida tornar-se-iam menos obscuras; as dúvidas e arrependimentos esmaeceriam.

Então, se sua teoria estiver certa, terei eu encontrado respostas aos meus infortúnios, ou, ao contrário, adquirido mais uma neurose pra minha coleção?

Precisarei pesquisar mais a fundo.